Edição: 11309 Data: 26/07/2014

Notícias - Garça

Sesi Garça participa do 3º Torneio de Robótica

09/04/2011 -


No final de fevereiro último foi lançado oficialmente o 3º Torneio SESI de Robótica, onde a curiosidade dos alunos é estimulada para desenvolver atividades científicas e tecnológicas. Para 2011 o desafio dos participantes está em buscar soluções para a saúde do corpo utilizando a tecnologia robótica, conforme explicou a diretora do Sesi Garça, Rosane de Cássia Galego de Oliveira.

Pela segunda vez a instituição garcense participará do torneio com alunos da 6ª série e do 6.º ano.

“O torneio é interno. Na próxima semana começa o julgamento dos trabalhos realizados aqui no Sesi. Daqui sairão dois projetos de pesquisa, sendo um de cada série. Estes projetos irão para a fase regional e, passando, vão à estadual e assim seguindo. No ano passado, quando tivemos nossa primeira participação, o Sesi de Garça chegou até a fase estadual, o que foi muito bom para os alunos e para a escola”, disse a diretora.

De acordo com Rosane, a participação no torneio tem aguçado a curiosidade dos estudantes, além de incentivá-los a procurar por algo que ainda não tenha sido inventado.

“Todos os dias eles vêm à escola, realizam trabalho em equipe, projetos de pesquisa. É uma interação, uma socialização e as expectativas são as maiores possíveis. Todos estão se empenhando”, frisou ela, explicando que aos vencedores são designados troféus e medalhas, além de levarem o nome da escola para outros territórios, mas os grandes prêmios são a participação, o interesse, a pesquisa e o aprendizado.

“O ensino de robótica no Sesi-SP é empregado desde os primeiros anos escolares com o auxílio dos blocos de montar LEGO. De maneira lúdica, os alunos aplicam métodos científicos e adquirem habilidades de estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real. Usam vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa”, explicou Paulo Cézar Raucci, analista de Suporte em Informática Educacional, que coordena os trabalhos realizados pelos alunos do Sesi Garça.

Raucci salienta que a Robótica está inserida na grade curricular dos alunos dentro das atividades realizadas nas aulas de Informática Educacional sob coordenação de um analista de Suporte em Informática Educacional, assistido pelas coordenadoras e administradora escolar (diretora).

”No ano de 2010, a Escola SESI de Garça conseguiu a segunda colocação no ranking regional (Garça, Marília, Bauru, Presidente Prudente, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Assis e Paraguaçu Paulista), e a vigésima nona na classificação geral que ocorreu na cidade de Indaiatuba, em outubro do ano passado. O desafio para 2011 é o Body Forward, isto é, soluções para a saúde do corpo, utilizando a tecnologia robótica”, frisou ele.

Rosane lembra que somado a coordenação de Raucci, toda a equipe da escola está empenhada nos trabalhos e não devem ser esquecidas as atuações das coordenadoras Eneida Grassi Busto e Zélia Inez Lazaro Rodrigues.

“O trabalho em equipe é fundamental”, disse Rosane, explicando também que a partir de segunda feira começa a avaliação dos trabalhos na escola. As equipes, disse ela, vão apresentar o design, as missões e a pesquisa realizada.

Um grupo de jurados avaliará os trabalhos apresentados. Fazendo parte do grupo, como informou Rosane, estão um designer da Fatec e um fisioterapeuta que atua na APAE – (os trabalhos focarão, segundo informado por um pai de aluno, os paraplégicos e tetraplégicos).

Trinta e dois alunos, com idade média de 11 anos, estão buscando soluções que possam melhorar a saúde de jovens, crianças e adultos.

No ano passado, numa primeira participação no evento, os alunos do Sesi de Garça surpreenderam. Segundo a diretora, trabalharam a questão do transporte, propondo soluções criativas para torná-lo mais inteligente, seguro e eficiente. Foi o que fizeram ao apresentar projeto de um bonde que pudesse adentrar até nas empresas. Projeto que apontava economia, praticidade e melhoria dos trabalhos.

As provas começam na próxima semana e duas equipes irão para a fase regional, mas o que deve prevalecer é o pensamento deixado pela equipe ECOBÓTICOS II que participou do torneio no ano passado.

“ Nós somos da escola SESI 267 de Garça e do grupo ECOBÓTICOS II. Gostaríamos de falar que é uma grande honra participar desse torneio e conhecer todos vocês.

Estamos participando, como todos, com o objetivo de ganhar, caso isso não seja possível, ficaremos felizes do mesmo jeito por termos chegado onde chegamos com força e muita garra. Boa sorte a todos!”



Confira a Programação da próxima semana

Segunda (11/04) e Quinta (14/04):

10h- Abertura

10h15- O Torneio

10h30- Missões- explicação

10h45- Avaliação Design do robô

11h- Rounds

12h10- Encerramento



- Terça (12/04) e

Quarta (13/04)

10h40- Abertura e apresentação do júri convidado

11h- Início da apresentação do Projeto de Pesquisa

12h10- Encerramento



- Sexta (15/04)

10h30- Rounds finais com os seis times que conseguiram maior pontuação (três do sexto ano e três da sexta série)

12h- Premiação e Encerramento


Mais Notícias