Edição: 11992 Data: 29/04/2017

Notícias - Garça

Campanha de vacinação contra a gripe entra na quarta etapa

29/04/2017 -


Reposição das vacinas nas unidades de saúde acontece com frequência, mostrando a adesão da população 

Na próxima terça-feira, 2 de maio, tem início a quarta etapa da vacinação contra gripe. Nesta fase, têm prioridade pacientes com comorbidades e doenças crônicas. Neste caso, serão vacinados, por exemplo, portadores de doenças como distúrbios cardíacos, hipertensão, câncer e diabetes. Conforme já explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Garça, Maria Sílvia Ferrari, é importante que esses pacientes apresentem na sala de vacinação um atestado sobre o problema que ele possui. Pode ser uma contra referência médica, ou mesmo um receituário devidamente explicado e assinado.

Até a última quinta-feira, 27 de abril, foram vacinadas em Garça 2.298 pessoas sendo: 1.835 pessoas acima de 60 anos, 141 crianças, 272 trabalhadores da Saúde, 43 gestantes e sete puérperas.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no último dia 17 de abril e antes, no dia 10, foi feita a imunização de trabalhadores da área da Saúde, mais precisamente no Hospital São Lucas.

Na primeira foram vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, na segunda etapa foi a vez dos trabalhadores dos serviços públicos e privados. No dia 24 teve início a terceira etapa com a imunização de mulheres grávidas, mães recentes, crianças a partir dos 6 meses até cinco anos de idade, e indígenas.

Conforme explicou a auxiliar de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Morgana Azevedo, o fato de iniciar uma nova fase, uma nova etapa, não significa que as pessoas de grupos anteriores deixam de ser vacinados. “Isso não acontece. A cada etapa que se inicia, a gente apenas aumenta o leque de pessoas. Vamos começar a quarta etapa, mas aqueles idosos, trabalhadores ou gestantes que não foram vacinados, quando abriu o cronograma para eles, é só procurar as unidades de saúde. A partir de terça-feira, dia 2, tem início uma nova etapa, mas quem tinha direito a se vacinar nas outras etapas e ainda não foi imunizado, pode procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa”, frisou ela.

A Secretaria de Estado da Saúde coloca que as doses de vacina ficam à disposição dos públicos-alvos, desde que seja respeitada a data de início para cada grupo.

Segundo Morgana, a procura tem sido bastante intensa e a considerar pelos resultados, tudo leva a crer que neste ano o garcense aderiu de fato à campanha. As unidades, de acordo com a auxiliar de enfermagem, vêm pedindo vacinas para reposição, o que mostra a adesão. A Secretaria de Estado da Saúde decidiu desenvolver a campanha de 2017 por etapas porque o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das vacinas, está encaminhando-as aos estados de forma gradativa.

Os professores da rede pública e privada são o alvo da quinta e última etapa, a partir de 8 de maio. O dia 13 de maio será o Dia “D” da campanha. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar, até 26 de maio, 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% do total de 12,6 milhões que formam o público-alvo da campanha. As vacinas estão à disposição em mais de 4 mil postos de saúde distribuídos pelo Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Além de imunizar as pessoas contra a gripe a H1N1, que gerou a pandemia de 2009, a vacina protege a população contra as gripes típicas do inverno: A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.



Postos de vacinação em Garça

As vacinações estão sendo feitas no Centro de Saúde II “Dr. Eustáchio Scalzo”, na Rua Brigadeiro Machado, nº 244; USF Labienópolis, na Rua da Estação, nº 1117; USF Araceli, na Rua São Francisco de Assis, nº 120; USF Rebelo, na Rua Carlos Ferrari, nº 1415; USF Eucalipto, na Rua Guarantã, nº 105; USF Mariana, na Rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade, nº 1733; USF Região Oeste, na Rua Antônio Leal de Oliveira, nº 125, no Sol Nascente; USF Dr. Palermo, na Rua Minas Gerais, nº 850, em Vila Rebelo; USF Helena Garcia Müller, na Rua América, nº 185; e USF Jafa, na Rua São Paulo, nº 16. 


Mais Notícias