Edição: 11557 Data: 29/07/2015

Notícias - Garça

Bombeiros realizam panfletagem orientativa abordando acidentes domésticos

29/07/2015 -


Equipe que participou do trabalho de panfletagem: soldado Rodrigo, soldado Rossi, cabo Tito e subtenente Menghini

Como parte das comemorações pelo mês de aniversário do Corpo de Bombeiros, na manhã de ontem equipe da corporação em Garça realizou uma panfletagem orientativa, abordando questões sobre acidentes domésticos.

De acordo com subtenente Menghini, o trabalho procurou trazer esclarecimentos sobre acidentes que ocorrem dentro das residências, onde medidas simples podem fazer toda a diferença.

“São casos que acontecem nas residências. São casos de engasgos, epilepsias, queimaduras, problemas com gás. Levamos para as pessoas orientações sobre os primeiros procedimentos”, falou subtenente.

De acordo com o profissional, há cerca de duas semanas foi realizado um trabalho semelhante no setor industrial de Garça, e ontem as atividades foram realizadas nas proximidades da base do Corpo de Bombeiros.

Nos panfletos entregues aos motoristas e transeuntes, havia informações sobre os problemas mais comuns, alertas importante como ressuscitação cardiopulmonar RCP, uso de gás de cozinha e primeiros-socorros.

As crianças são as maiores vítimas dos acidentes domésticos e, segundo estatísticas, mais de cinco mil morrem anualmente vitimadas por eles. O cuidado com o ambiente doméstico deve ser redobrado pelos pais ou responsáveis pela casa. Os idosos também figuram entre as vítimas principais, e dados do Ministério da Saúde apontam que 38% dos acidentes registrados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceram em ambientes domésticos.

“O objetivo do trabalho é alertar sobre as situações que trazem problemas e apontar as intervenções necessárias para os primeiros atendimentos, nos casos dos acidentes”, disse o bombeiro.

No caso dos idosos, a residência deve oferecer segurança necessária e minimizar o risco de quedas e suas possíveis consequências. No caso das crianças, também é necessário adequar o ambiente, lembrando que elas ainda estão desenvolvendo suas habilidades motoras e descobrindo o mundo à sua volta, o que as deixa curiosas.

Outro ponto apontado durante a panfletagem foram os incêndios em vegetação. De acordo com o informativo, os períodos de maior ocorrência de incêndios em vegetação ficam entre os meses de junho e outubro. Além do clima seco e ventos frios à noite, há também as festas juninas e as queimadas agrícolas.

Recentemente equipe do Corpo de Bombeiros em Garça atenderam duas ocorrências que mostram a gravidade e a necessidade dos acidentes que ocorrem dentro das residências. O primeiro foi de uma criança com menos de um mês que acabou engasgando após o aleitamento. A ação rápida da equipe da Unidade de Saúde e dos bombeiros evitou que o pior acontecesse. Outro caso foi um acidente no qual três pessoas ficaram feridas em explosão após colocar fogo em churrasqueira utilizando álcool de carro. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem manuseia ou em quem estiver próximo. 


Mais Notícias