Edição: 11967 Data: 23/03/2017

Notícias - Rural

Ministro da Agricultura do Paraguai projeta excelentes perspectivas para safra 2017/18; soja é prot

23/03/2017 -


O Paraguai obteve “importantes resultados agrícolas” no ano safra 2016/17 e, agora, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do país projeta também uma excelente perspectiva para 2017/18 devido a fatores como clima e a recuperação de alguns mercados.

De acordo com o ministro, Juan Carlos Baruja, a soja é a protagonista, com uma produção “muito boa” que alcançou o recorde de 10 milhões de toneladas, o que significa US$3 bilhões de ingressos para a economia do país.

“A soja não se reduz a grandes produtores. Também ingressaram cerca de 22 mil pequenos produtores que cultivam soja com menos de 50 hectares. Gente que, associada a médios e grandes produtores, obteve bons resultados”, disse.

Igualmente, o ministro também comentou que a produção de arroz teve um importante crescimento de 200%, recuperando o mercado do Brasil e outros com melhores preços. O setor pecuário, por sua vez, teve um início de ano com resultados interessantes comparado ao dos últimos anos.

Outro setor que recuperou terreno foi a agricultura familiar, com melhores preços para a mandioca e um aumento de produtividade de gergelim.



UM BOM SINAL

Baruja disse que “esses sinais indicam que estamos diante de um bom ano agrícola e que o campo tem uma excelente performance. Quanto ao trigo, cobrimos todo o mercado e há excedente”.

O ministro diz que já estão sendo desenhadas estratégias para fazer com que a safra 2017/18 duplique os bons resultados obtidos. (Fonte: La Nación Paraguay)

 


Mais Notícias