Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 24/11/2017 às 09:00

Coluna 2 (Por Antonio Augusto)

O próximo dia 8 de dezembro, em muitas cidades é feriado municipal, em comemoração à Nossa Senhora Conceição. Como em Marília, que tem na santa a padroeira do município. Como neste ano a data cai numa sexta-feira, surgirá a oportunidade de se estabelecer mais um feriado prolongado. Aqui em nossa cidade, o Fórum, assim como outras dependências do Poder Judiciário, não funcionará neste dia que é dedicado também à Justiça.

 

Segunda-feira, dia 27, a Secretaria Municipal de Cultura estará promovendo o 1º Sarau Passageiros Literários, encerrando o mês da Consciência Negra e assinalando o 2º Encontro Cultural. O evento acontecerá na Biblioteca Pública Municipal.

 

E voltando às datas expressivas de nosso calendário, ontem duas das mais significativas transcorreram, com pouca ou nenhuma menção na grande imprensa. A primeira foi o 54º aniversário de morte do grande presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, assassinado no dia 23 de novembro de 1963, quando realizava uma visita à cidade texana de Dallas. A segunda, foi a comemoração do Dia de Ação de Graças, uma festa que foi inclusive oficializada em território nacional, mas que nos últimos anos vem passando em brancas nuvens. Nos Estados Unidos, onde foi implantado, é feriado em todo o país, quando as famílias se reúnem em jantar festivo para agradecer ao criador por todas as graças alcançadas durante o ano. Pela manhã realizam-se grandes paradas cívicas e eu tive a felicidade de presenciar uma delas, em Nova York, há três anos. O desfile de grandes bandas ao lado de belíssimos carros alegóricos é realmente sensacional e inesquecível. Um espetáculo à altura das grandes paradas registradas em inúmeras produções cinematográficas. Lamentável que por aqui, não nos importamos com a expressividade da data.

 

Mas, hoje acontece outro evento, também importado dos States, a Black Friday. Como se trata de uma promoção nitidamente comercial e que se realiza sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, o apelo em torno da data é bem maior e bastaram algumas edições para se firmar no calendário do comércio brasileiro. Garça não será exceção, pois muitas lojas aderiram à promoção e estarão abertas até às 22 horas, para facilitar as compras a preços, que esperamos, sejam compensadores. 

 

A proposta de reforma da Previdência que está em estudos no Congresso tem um item que determina a idade mínima de 55 anos para as aposentadorias de servidores municipais. Por outro lado, o relator da reforma, deputado Arthur Oliveira Maia anunciou que vai manter também a exigência de 25 anos de contribuição para o funcionalismo, uma década a mais do que no INSS, em que o requisito mínimo será mantido em 15 anos. Lembrando que se trata de propostas que deverão passar pelo crivo dos deputados e senadores. E muita coisa poderá ser mudada. Se o governo conseguir levar o projeto da reforma à votação até o próximo mês, o que não será nada fácil.

 

Já havíamos feito um propósito de não mais aborrecer os pacientes leitores com pedidos de reparos na iluminação pública. Afinal, trata-se de uma atribuição da CPFL, concessionária dos serviços de energia elétrica na cidade, como da Prefeitura, que precisa exercer o papel de fiscalizadora do sistema de iluminação pública, que é pago pelos contribuintes. Resolvemos abrir uma exceção, porque não é possível que dois postes na Avenida Labieno da Costa Machado, bem na área central da cidade, defronte à Delegacia de Polícia, na altura da Praça José A. de Carvalho, permaneçam com suas luminárias às escuras por tanto tempo. Além de ser uma via pública, das mais movimentadas, ainda serve de conexão para quem chega ou sai da cidade. Já passou da hora dos reparos serem efetuados.

 

E por falar em reparos, precisamos fazer uma necessária retificação na matéria inserida na página 4 de nossa edição de ontem, sobre a Carmen Paranhos, homenageada no Dia da Consciência Negra, durante sessão cultural no Colégio Santo Antônio. Os nomes das filhas de Carmem são Yara e Rose Paranhos e não Isabel Cristina e Rose, como foi erroneamente grafado.


Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn