Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 17/08/2017 às 09:00

Prefeitura estuda tecnicamente nova área para a implantação da Estação Ciência

Educação, arte, cultura e tecnologia, aliadas à uma localização privilegiada e diversas outras facilidades. Com estes pontos positivos, a Prefeitura Municipal de Garça estuda a instalação da Estação Ciência no terreno ao lado do Centro Integrado de Educação Polo Arte, à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, onde já funcionam a biblioteca municipal, o Teatro Miguel Mônico e a Emca - Es

Educação, arte, cultura e tecnologia, aliadas à uma localização privilegiada e diversas outras facilidades. Com estes pontos positivos, a Prefeitura Municipal de Garça estuda a instalação da Estação Ciência no terreno ao lado do Centro Integrado de Educação Polo Arte, à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, onde já funcionam a biblioteca municipal, o Teatro Miguel Mônico e a Emca - Escola Municipal de Cultura Artística. 

A área está passando por análise técnica e a Secretaria Municipal de Planejamento está fazendo um estudo de viabilidade para a instalação de mais um ponto de referência em educação na cidade. Junto aos outros três prédios, a Estação Ciência transformará o local em um complexo de estudos, pesquisas e lazer à disposição da população.  

A nova localização já torna o projeto mais adequado para o fim a que foi proposto originalmente. Além de concentrar as atividades em um grande complexo de conhecimento, também possui mobilidade urbana, com ponto de ônibus em frente ao local e fácil estacionamento, além de ser mais silencioso que o centro da cidade, área inicial para a construção da Estação Ciência. 

O engenheiro civil, Daniel Piola Neto, diretor do Departamento de Planejamento Urbano, é quem está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnica do local a pedido do secretário municipal de Planejamento, Ruy Zanon Netto, e do prefeito João Carlos dos Santos. “Após os estudos necessários no terreno, faremos adaptações ao projeto original, mas preservando, ao máximo, as suas características iniciais”. 

O engenheiro também explica que o local passará por análises geotécnicas para uma melhor adequação para receber a Estação Ciência: "Faremos estudos de solo, cálculo hidráulico, todos os andamentos para a implantação do projeto. Após a viabilidade ser confirmada no local, vamos fazer os procedimentos para a construção. Lá nós já temos um terreno ao lado da biblioteca, então já é possível centralizar os estudos no mesmo local, e acreditamos que será uma melhor realocação do prédio, tendo em vista que nós temos espaço, área para estacionamento e iria complementar o Polo Arte". 

Piola explica que no projeto inicial iriam ser aproveitadas somente as paredes da antiga rodoviária, e que por estar localizada no centro da cidade, a Estação Ciência iria "sofrer" com o barulho e a movimentação do comércio. 

A mudança do local de construção da Estação Ciência é um compromisso de campanha da atual gestão municipal, pois segundo o prefeito João Carlos, o objetivo é fazer da área original do projeto, antiga Estação Rodoviária, um local para a instalação de empreendimentos com características comerciais, que aproveitem a localização privilegiada, no centro de compras da cidade, para gerar mais empregos, oportunidades de negócios e aumento da opção de compras dos consumidores. Porém, é necessário que, apesar da demolição de todo o interior da antiga estação, continuem preservados a torre, o relógio e o pórtico de entrada, para que seja mantido o que restou das características históricas da cidade antiga.  

Leia Também

FUTEBOL SUÍÇO  Os Pior vence mais um clássico,  desta vez, diante do Kosminho
Adubo orgânico provoca mau cheiro no lago e gera reclamações
SAAE interromperá abastecimento de água pela manhã para ligar novo reservatório
Polícia Militar prende autor de furto em motel em Garça
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn