Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 17/08/2017 às 09:00

Prefeitura estuda tecnicamente nova área para a implantação da Estação Ciência

Educação, arte, cultura e tecnologia, aliadas à uma localização privilegiada e diversas outras facilidades. Com estes pontos positivos, a Prefeitura Municipal de Garça estuda a instalação da Estação Ciência no terreno ao lado do Centro Integrado de Educação Polo Arte, à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, onde já funcionam a biblioteca municipal, o Teatro Miguel Mônico e a Emca - Es

Educação, arte, cultura e tecnologia, aliadas à uma localização privilegiada e diversas outras facilidades. Com estes pontos positivos, a Prefeitura Municipal de Garça estuda a instalação da Estação Ciência no terreno ao lado do Centro Integrado de Educação Polo Arte, à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, onde já funcionam a biblioteca municipal, o Teatro Miguel Mônico e a Emca - Escola Municipal de Cultura Artística. 

A área está passando por análise técnica e a Secretaria Municipal de Planejamento está fazendo um estudo de viabilidade para a instalação de mais um ponto de referência em educação na cidade. Junto aos outros três prédios, a Estação Ciência transformará o local em um complexo de estudos, pesquisas e lazer à disposição da população.  

A nova localização já torna o projeto mais adequado para o fim a que foi proposto originalmente. Além de concentrar as atividades em um grande complexo de conhecimento, também possui mobilidade urbana, com ponto de ônibus em frente ao local e fácil estacionamento, além de ser mais silencioso que o centro da cidade, área inicial para a construção da Estação Ciência. 

O engenheiro civil, Daniel Piola Neto, diretor do Departamento de Planejamento Urbano, é quem está desenvolvendo os estudos de viabilidade técnica do local a pedido do secretário municipal de Planejamento, Ruy Zanon Netto, e do prefeito João Carlos dos Santos. “Após os estudos necessários no terreno, faremos adaptações ao projeto original, mas preservando, ao máximo, as suas características iniciais”. 

O engenheiro também explica que o local passará por análises geotécnicas para uma melhor adequação para receber a Estação Ciência: "Faremos estudos de solo, cálculo hidráulico, todos os andamentos para a implantação do projeto. Após a viabilidade ser confirmada no local, vamos fazer os procedimentos para a construção. Lá nós já temos um terreno ao lado da biblioteca, então já é possível centralizar os estudos no mesmo local, e acreditamos que será uma melhor realocação do prédio, tendo em vista que nós temos espaço, área para estacionamento e iria complementar o Polo Arte". 

Piola explica que no projeto inicial iriam ser aproveitadas somente as paredes da antiga rodoviária, e que por estar localizada no centro da cidade, a Estação Ciência iria "sofrer" com o barulho e a movimentação do comércio. 

A mudança do local de construção da Estação Ciência é um compromisso de campanha da atual gestão municipal, pois segundo o prefeito João Carlos, o objetivo é fazer da área original do projeto, antiga Estação Rodoviária, um local para a instalação de empreendimentos com características comerciais, que aproveitem a localização privilegiada, no centro de compras da cidade, para gerar mais empregos, oportunidades de negócios e aumento da opção de compras dos consumidores. Porém, é necessário que, apesar da demolição de todo o interior da antiga estação, continuem preservados a torre, o relógio e o pórtico de entrada, para que seja mantido o que restou das características históricas da cidade antiga.  

Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn