Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 17/08/2017 às 09:00

Quatro creches de Garça já trabalham em horário estendido para atender aos pais

O horário estendido começou nesta segunda-feira em quatro Núcleos de Educação Infantil de Garça. Essas creches atendem até às 18h, com uma margem de tolerância devido ao horário comercial. A adaptação para atender aos pais que necessitam desse horário especial foi um compromisso assumido pelo Prefeito João Carlos dos Santos e consta em seu Plano de Governo.  

A Secretaria Municipal de Educação de Garça, demonstrando o seu compromisso com a qualidade da Educação e com os pais, não mediu esforços e, por meio de um estudo detalhado, realizou a implantação dos polos com horário estendido. São eles: Polo NEI Andréia Morato Marangão, Polo Nei Karina Lopes Chiquini, Polo Nei Prefeito Júlio “Julinho” Marcondes de Moura e  Polo CIE Mário Manchini.

Foi realizado um estudo detalhado para a implantação desse horário. Diretores de Núcleos se reuniram com a supervisora e coordenadora responsáveis pelos Núcleos de Educação do Município para estudar a proposta a ser implantada ainda neste segundo semestre do ano.

Na ocasião, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou aos gestores dados sobre a proposta, para que eles pudessem posteriormente analisar em conjunto ao restante da equipe pedagógica e verificar a possibilidade de atender a demanda de suas unidades escolares.

 A proposta de horário estendido tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência das crianças na unidade, levando em consideração a necessidade de deslocamento dos pais entre horário de trabalho e escola.

 Antes da efetivação da proposta, foi ouvida cada uma das equipes gestoras e realizadas reuniões com os pais, para saber das suas necessidades, esclarecer possíveis dúvidas, para poder assim, passar para a próxima fase que era a implantação. Nessas reuniões foram feitos levantamentos da demanda, em que os pais, solicitaram este atendimento através do preenchimento de um formulário/declaração e comprovaram a necessidade deste serviço devido à incompatibilidade de horário de trabalho. 

A Secretaria Municipal de Educação buscou trabalhar, todo o tempo, em conjunto com as unidades e com os pais para justamente conseguir passar segurança na realização de um bom trabalho para todos: escola, alunos e comunidade.

Assim foi estabelecido o plano de trabalho, alocados os recursos e definidos a metodologia e o cronograma de execução para que todos os polos fossem preparados, para que no máximo a partir deste mês, todas as unidades polos passassem a funcionar com horário ampliado.

Além da reorganização administrativa, foram desenvolvidas as readequações dos aspectos pedagógicos de modo a propiciar à criança o maior aproveitamento educacional dentro desse tempo a mais na unidade. Também foi levada em conta a alimentação que demandou o reordenamento do cardápio. 

Na semana de 7 a 11 de agosto foram realizadas as últimas reuniões com funcionários, pais/ responsáveis e diretoras dos Núcleos Polos para acertos finais e orientações para execução e funcionamento do horário estendido para o início em 14/08/2017. “De acordo com o levantamento inicial, das 552 crianças, apenas 40 apresentaram a necessidade de permanecer um tempo a mais nas unidades, devido ao horário de trabalho dos pais ou responsáveis e, neste momento, temos a demanda reduzida para 28 crianças no total, devido à desistência dos pais, mas a procura poderá aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade das famílias a qualquer época do ano”.

No primeiro dia, poucas crianças ficaram até mais tarde. O pizzaiolo, Gabriel Bertini Peres, foi buscar a sobrinha Clara, de cinco anos, na NEI Andréia Morato Marangão, e agradeceu a oportunidade. “Com certeza será muito melhor para nós, pois dá tempo de sair do serviço para buscar a Clara. Assim ficou bem melhor, porque a gente sabe que na creche ela está em boas mãos e ficamos tranquilos por isso”. 

A diretora do núcleo, Tatiane Tamires da Silva, também falou sobre o novo horário. “É uma boa conquista para os pais que realmente necessitam. Nós ficamos um pouco preocupadas com o tempo que a criança fica fora da família, mas acredito que cada pai irá suprir a necessidade de acordo com a sua fundamentação e com a vida familiar”. 

Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn