Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 17/08/2017 às 09:00

Quatro creches de Garça já trabalham em horário estendido para atender aos pais

O horário estendido começou nesta segunda-feira em quatro Núcleos de Educação Infantil de Garça. Essas creches atendem até às 18h, com uma margem de tolerância devido ao horário comercial. A adaptação para atender aos pais que necessitam desse horário especial foi um compromisso assumido pelo Prefeito João Carlos dos Santos e consta em seu Plano de Governo.  

A Secretaria Municipal de Educação de Garça, demonstrando o seu compromisso com a qualidade da Educação e com os pais, não mediu esforços e, por meio de um estudo detalhado, realizou a implantação dos polos com horário estendido. São eles: Polo NEI Andréia Morato Marangão, Polo Nei Karina Lopes Chiquini, Polo Nei Prefeito Júlio “Julinho” Marcondes de Moura e  Polo CIE Mário Manchini.

Foi realizado um estudo detalhado para a implantação desse horário. Diretores de Núcleos se reuniram com a supervisora e coordenadora responsáveis pelos Núcleos de Educação do Município para estudar a proposta a ser implantada ainda neste segundo semestre do ano.

Na ocasião, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou aos gestores dados sobre a proposta, para que eles pudessem posteriormente analisar em conjunto ao restante da equipe pedagógica e verificar a possibilidade de atender a demanda de suas unidades escolares.

 A proposta de horário estendido tem por objetivo facilitar o acesso e a permanência das crianças na unidade, levando em consideração a necessidade de deslocamento dos pais entre horário de trabalho e escola.

 Antes da efetivação da proposta, foi ouvida cada uma das equipes gestoras e realizadas reuniões com os pais, para saber das suas necessidades, esclarecer possíveis dúvidas, para poder assim, passar para a próxima fase que era a implantação. Nessas reuniões foram feitos levantamentos da demanda, em que os pais, solicitaram este atendimento através do preenchimento de um formulário/declaração e comprovaram a necessidade deste serviço devido à incompatibilidade de horário de trabalho. 

A Secretaria Municipal de Educação buscou trabalhar, todo o tempo, em conjunto com as unidades e com os pais para justamente conseguir passar segurança na realização de um bom trabalho para todos: escola, alunos e comunidade.

Assim foi estabelecido o plano de trabalho, alocados os recursos e definidos a metodologia e o cronograma de execução para que todos os polos fossem preparados, para que no máximo a partir deste mês, todas as unidades polos passassem a funcionar com horário ampliado.

Além da reorganização administrativa, foram desenvolvidas as readequações dos aspectos pedagógicos de modo a propiciar à criança o maior aproveitamento educacional dentro desse tempo a mais na unidade. Também foi levada em conta a alimentação que demandou o reordenamento do cardápio. 

Na semana de 7 a 11 de agosto foram realizadas as últimas reuniões com funcionários, pais/ responsáveis e diretoras dos Núcleos Polos para acertos finais e orientações para execução e funcionamento do horário estendido para o início em 14/08/2017. “De acordo com o levantamento inicial, das 552 crianças, apenas 40 apresentaram a necessidade de permanecer um tempo a mais nas unidades, devido ao horário de trabalho dos pais ou responsáveis e, neste momento, temos a demanda reduzida para 28 crianças no total, devido à desistência dos pais, mas a procura poderá aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade das famílias a qualquer época do ano”.

No primeiro dia, poucas crianças ficaram até mais tarde. O pizzaiolo, Gabriel Bertini Peres, foi buscar a sobrinha Clara, de cinco anos, na NEI Andréia Morato Marangão, e agradeceu a oportunidade. “Com certeza será muito melhor para nós, pois dá tempo de sair do serviço para buscar a Clara. Assim ficou bem melhor, porque a gente sabe que na creche ela está em boas mãos e ficamos tranquilos por isso”. 

A diretora do núcleo, Tatiane Tamires da Silva, também falou sobre o novo horário. “É uma boa conquista para os pais que realmente necessitam. Nós ficamos um pouco preocupadas com o tempo que a criança fica fora da família, mas acredito que cada pai irá suprir a necessidade de acordo com a sua fundamentação e com a vida familiar”. 

Leia Também

FUTEBOL SUÍÇO  Os Pior vence mais um clássico,  desta vez, diante do Kosminho
Adubo orgânico provoca mau cheiro no lago e gera reclamações
SAAE interromperá abastecimento de água pela manhã para ligar novo reservatório
Polícia Militar prende autor de furto em motel em Garça
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn