Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 07/10/2017 às 09:00

PROERD é certificado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente em Garça

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - foi certificado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) em Garça. Na última quinta-feira, 5, estiveram na sede da 4.ª Companhia da Polícia Militar, a presidente do órgão, Roseneia dos Santos Alves, e o conselheiro Ricardo Alexandre Valsechi Conessa, que entregaram ao comandante da Companhia, capitão Cláudio Luiz Gomes de Sá, o documento que atesta a certificação e registro do PROERD. 

Segundo divulgado, participaram do momento os instrutores do programa na cidade, sendo eles o sargento Brito e os cabos Paz, Celso e Cardoso. Também se fizeram presentes o subtenente Luiz Rogério, comandante da Polícia Militar em Vera Cruz, sargento Mecenero, comandante do policiamento territorial de Garça e sargento Ramos, responsável pelo policiamento operacional no momento.

Conforme colocou cabo Cardoso, é a primeira vez que isso acontece em toda a trajetória do PROERD em Garça, e a certificação e registro representam um progresso ao programa. “Além de ser obrigatório por força legal, conforme preceitua o artigo 90 da Lei 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), também convoca a sociedade para a Rede de Proteção aos jovens de nossa cidade, conscientizando a todos que prevenir é o melhor caminho”, disse ele frisando a importância da certificação.

O PROERD iniciou os trabalhos em Garça em 1999, e é aplicado nos 5º anos do Ensino Fundamental II das escolas da rede municipal, alcançando 100% dos alunos. Hoje, com 18 anos ininterruptos na cidade, o programa já formou aproximadamente 15 mil alunos que de “bem com a vida”, foram orientados a dizer não às drogas e à violência.

A presidente do CMDCA, Roseneia dos Santos, enalteceu o momento como sendo muito importante para o órgão, sugerindo que os outros municípios sigam o exemplo de Garça. O conselheiro, Ricardo Conessa, também elogiou o PROERD, pontuando sua admiração.

Agradecendo a todos, o capitão Gomes de Sá salientou que a certificação é um divisor de águas para o programa e para a área que comanda. 

 

O que é o CMDCA?

É o órgão que decide sobre as políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes em cada município. Além de formulador das Políticas Públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O PROERD é um programa desenvolvido pela Polícia Militar juntamente com a escola e a família, tendo como objetivo principal orientar e ensinar as crianças e adolescentes a dizer não às ofertas ao uso de drogas, bem como conscientizá-las quanto ao seu papel importante no presente e futuro como membros produtivos da comunidade.

Leia Também

Última oportunidade:  Prefis termina na sexta-feira, dia 22
Garça registra aumento  em índice de participação
Semana de 16 a 22 de dezembro de 1977
Policial garcense recebe Medalha Tiradentes na Câmara de São Paulo
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn