Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 08/11/2017 às 09:00

XI Festa das Nações de Garça começa neste sábado

Chegou a hora de aproveitar um dos eventos mais tradicionais de Garça. A XI Festa das Nações será realizada já neste final de semana, nos dias 11 e 12, no Lago Artificial J.K. Williams. O objetivo principal deste evento é colaborar com as entidades beneficentes e clubes de serviços na arrecadação de recursos, que muito contribuem na manutenção dos serviços oferecidos à população.  

A festa proporciona uma viagem aos prazeres da boa comida, pois trata-se de um evento gastronômico que oferece os principais pratos típicos que compõem o paladar diversificado do povo brasileiro. 

As 19 entidades que participam este ano estarão vendendo pratos doces e salgados típicos da China, Egito, França, Suíça, Itália, Estados Unidos, Japão, Espanha, Inglaterra, México, além dos tradicionais pratos árabes e os aromas de sabores da comida brasileira. Tudo preparado com muito carinho e com o sabor incomparável da solidariedade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento do Turismo e Eventos de Garça e presidente da comissão organizadora, Fábio Bonassa, a Prefeitura disponibiliza a estrutura para que as instituições participem, como tendas, apresentações no palco, segurança, sanitários, etc. 

Ainda de acordo com o secretário, não será cobrado aluguel para utilização do espaço e toda a renda arrecadada ficará para a instituição. O secretário completou ainda: “Neste ano vamos cobrir toda a praça de alimentação, que contará com 500 mesas e cadeiras. Este era um pedido que vinha sendo feito pelos participantes. Desta forma, com mais comodidade, o público poderá comparecer por mais tempo na festa”.

Outra novidade é o tamanho dos espaços que serão oferecidos aos participantes. Em edições anteriores era de 4 x 4, e neste ano será de 5 x 5 metros, similar ao espaço oferecido aos participantes do Cerejeiras Festival e mais fácil para que todos possam trabalhar.

Além da Secretaria de Turismo, participam da organização da XI Festa das Nações, a Secretaria de Cultura – Secult, com a colaboração das demais secretarias municipais, SAAE e apoio do Consebs Lago.  

 

Atrações artísticas

No palco da concha acústica o público poderá conferir uma programação diversificada, composta por atrações musicais e danças típicas de vários países. “Queremos agradecer a todos os artistas que irão participar, pois estamos trabalhando juntos por uma ação social coletiva de apoio às entidades e clubes de serviço, que estarão com suas barracas levantando fundos para o desenvolvimento de seus trabalhos no próximo ano”, ressaltou Susy Mey Truzzi, secretária de Cultura. 

Ainda segundo a secretária, a Emca estará apresentando as danças típicas de várias nações. “Também temos que agradecer a esse trabalho. A Festa das Nações é um palco de apresentações. É uma vitrine para que o público possa conhecer mais sobre os nossos artistas locais e o que estão produzindo”, completou a secretária.

As atrações do sábado começam a partir das 18 horas, e no domingo, às 13 horas. No sábado, quem encerra a programação da noite é o grupo Xaxado Novo, um oferecimento do Banco Sicredi. 

O grupo, que já foi destaque em programas de rede nacional na TV aberta e fechada, resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

As apresentações do Xaxado Novo são únicas, não apenas pela originalidade dos arranjos, mas também pelas performances e interações com o público. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, fazendo referência à estética dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.


Leia Também

IPTU 2018: Prefeitura simplifica a impressão dos boletos, criando atalho na internet
Vereador questiona aparelho de RX quebrado há seis meses
FUTEBOL RURAL - Dinamérica quebra a invencibilidade da Figueirinha
Sessão na Câmara lança hoje Campanha da Fraternidade 2018
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn