Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 08/11/2017 às 09:00

XI Festa das Nações de Garça começa neste sábado

Chegou a hora de aproveitar um dos eventos mais tradicionais de Garça. A XI Festa das Nações será realizada já neste final de semana, nos dias 11 e 12, no Lago Artificial J.K. Williams. O objetivo principal deste evento é colaborar com as entidades beneficentes e clubes de serviços na arrecadação de recursos, que muito contribuem na manutenção dos serviços oferecidos à população.  

A festa proporciona uma viagem aos prazeres da boa comida, pois trata-se de um evento gastronômico que oferece os principais pratos típicos que compõem o paladar diversificado do povo brasileiro. 

As 19 entidades que participam este ano estarão vendendo pratos doces e salgados típicos da China, Egito, França, Suíça, Itália, Estados Unidos, Japão, Espanha, Inglaterra, México, além dos tradicionais pratos árabes e os aromas de sabores da comida brasileira. Tudo preparado com muito carinho e com o sabor incomparável da solidariedade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento do Turismo e Eventos de Garça e presidente da comissão organizadora, Fábio Bonassa, a Prefeitura disponibiliza a estrutura para que as instituições participem, como tendas, apresentações no palco, segurança, sanitários, etc. 

Ainda de acordo com o secretário, não será cobrado aluguel para utilização do espaço e toda a renda arrecadada ficará para a instituição. O secretário completou ainda: “Neste ano vamos cobrir toda a praça de alimentação, que contará com 500 mesas e cadeiras. Este era um pedido que vinha sendo feito pelos participantes. Desta forma, com mais comodidade, o público poderá comparecer por mais tempo na festa”.

Outra novidade é o tamanho dos espaços que serão oferecidos aos participantes. Em edições anteriores era de 4 x 4, e neste ano será de 5 x 5 metros, similar ao espaço oferecido aos participantes do Cerejeiras Festival e mais fácil para que todos possam trabalhar.

Além da Secretaria de Turismo, participam da organização da XI Festa das Nações, a Secretaria de Cultura – Secult, com a colaboração das demais secretarias municipais, SAAE e apoio do Consebs Lago.  

 

Atrações artísticas

No palco da concha acústica o público poderá conferir uma programação diversificada, composta por atrações musicais e danças típicas de vários países. “Queremos agradecer a todos os artistas que irão participar, pois estamos trabalhando juntos por uma ação social coletiva de apoio às entidades e clubes de serviço, que estarão com suas barracas levantando fundos para o desenvolvimento de seus trabalhos no próximo ano”, ressaltou Susy Mey Truzzi, secretária de Cultura. 

Ainda segundo a secretária, a Emca estará apresentando as danças típicas de várias nações. “Também temos que agradecer a esse trabalho. A Festa das Nações é um palco de apresentações. É uma vitrine para que o público possa conhecer mais sobre os nossos artistas locais e o que estão produzindo”, completou a secretária.

As atrações do sábado começam a partir das 18 horas, e no domingo, às 13 horas. No sábado, quem encerra a programação da noite é o grupo Xaxado Novo, um oferecimento do Banco Sicredi. 

O grupo, que já foi destaque em programas de rede nacional na TV aberta e fechada, resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

As apresentações do Xaxado Novo são únicas, não apenas pela originalidade dos arranjos, mas também pelas performances e interações com o público. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, fazendo referência à estética dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.


Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn