Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 11/11/2017 às 09:00

O GOLEIRO TURCÃO PRESTIGIA FINAL DO FUTEBOL SUÍÇO

O ex-goleiro Rubens Antônio Demétrio, o Turcão, atualmente morando em São Paulo, esteve em nossa cidade no último final de semana, e no domingo compareceu no Conjunto Poli-Esportivo “Manoel Gouveia Chagas”, prestigiando o jogo Os Piors 1 x 0 Levis, que decidia o campeonato municipal de futebol suíço. Acompanhado do filho Alexandre, assistiu atentamente ao primeiro jogo da grande final, assim como ia encontrando alguns ex-jogadores da sua época. Gostou de ver o empenho das duas equipes e o ânimo das torcidas.

Turcão achou o futebol suíço garcense bem disputado e de “muita pegada”. Não demorou muito e me perguntou: “E o campeonato amador, como está, é assim também? Tenho saudades dos jogos que aconteciam no antigo Campo do Garça, no Municipal (perto do bosque), no Campo de Vila Mariana, sem gramas e de terra, menos o campo do Garça”. Respondi, de imediato: “Turcão, hoje o futebol amador daqui não é mais o mesmo de antigamente. Está um tanto quanto desanimado, desmotivado, tem poucos times, e dá o que fazer para a SEJEL promover o campeonato. Precisa vir equipes da região, senão não tem participantes suficientes. Sem falar que o futebol suíço é a bola da vez, tem o campeonato do domingo de manhã e o master no sábado à tarde”. Ele respondeu: “Uma pena”. De outro lado gostou do que viu: os campos do poli-esportivo todos gramados e com muitas árvores em volta. Saindo dali o Turcão quis rever alguns amigos dos tempos do futebol. Assim é que encontramos o Luiz Helder Bosquê, o Alemão, com que jogou no Supergaz. Em seguida foi a vez de rever o Toninho Ornelas; ambos foram campeões varzeano pelo Bangú, no ano de 1968. Na Vila Araceli, próximo ao Bar do Cocada, um momento mágico: o Laurindo Scarpinelo, ex-torcedor do Bangú, não só reconheceu o Turcão, como relembrou dos jogos e escalações do time. Por último, o dirigente Paulo Renato Alves de Souza, que ao lado do Tonhá, José dos Santos, Lobão e Danilo, num agradável bate-papo no “Bar dos Braga”, revendo várias fotos dos times que ele defendeu em Garça e que guarda com muito carinho.                       

A CARREIRA: Turcão começou nos times juvenis, defendendo o São Paulinho do Egídio e o Paulistinha, isto lá no começo da década de 60. No amador jogou pelo Agromecânica, no Supergaz e conseguiu a proeza de ser goleiro de dois times rivais Bangu (Vila Nova, atual Araceli) e Real Garcense (Vila Manolo, atual José Ribeiro). Seria a mesma coisa que sair do Palmeiras e ir para o Corinthians, ou vice-versa, em se falando do futebol paulista. 

Na sua visita em Garça, ele nos mostrou uma fotografia, datada de 4 de setembro de 1966, com o time do Bangú, que jogando pelo Campeonato Amador do Estado – setor 36 -, massacrou o Vera Cruz pelo humilhante placar de 9 a 1. Os foram marcados por Adamir (4), Daniel (2), Edgar (2) e Osvaldinho. Veja o time do Bangu que pisou no tapete verde do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, e deu uma verdadeira aula de futebol, numa das maiores goleadas já acontecidas naquela competição. Em pé da esquerda para direita: Abel, Toninho Ornellas, Piúza, Simão, Ditinho Piúza, Turcão e Manolinho (dirigente); agachados: Pelé, Adamir Barros, Daniel Berno, Osvaldinho e Edgar Alves de Souza. O Turcão só não jogou por mais tempo em Garça, e não foi mais vezes campeão, pois teve que se mudar para São Paulo, para trabalhar Polícia Estadual. Na cidade grande constituiu sua família e fincou raízes. Mas não perde a oportunidade de voltar à sua querida Garça, para matar um pouco a saudade e rever os amigos, principalmente do futebol, que fizeram parte da sua juventude esportiva.


Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn