Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 01/12/2017 às 09:00

Saúde realiza hoje testagem de HIV na Praça Rui Barbosa

Desde o último dia 27 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde está realizando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, para toda a população. O objetivo da campanha Fique Sabendo é mobilizar e incentivar as pessoas a fazer os testes. O diagnóstico precoce é importante para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Hoje, dia 1.º de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial da Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça Rui Barbosa, a partir das 13 horas, oferecendo testes rápidos para todas as pessoas que tiverem interesse. 

De acordo com a psicóloga Érika da Silva Medeiros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, não é necessário pedido médico para fazer o teste rápido. Basta comparecer a uma das Unidades de Saúde em Garça, solicitando a realização do exame, que tem o resultado pronto em apenas 30 minutos. Érika ressalta que os testes são muito importantes, principalmente para as pessoas que tiveram comportamento de risco.

Além de realizar os testes rápidos, serão passadas orientações e esclarecimento de dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, bem como sobre a profilaxia, que é realizada para aqueles que passaram por situação de risco, como acidentes com materiais perfurocortantes e estupros, entre outros casos. 

É importante ressaltar que não existe nenhum custo para a realização do exame, que tem o resultado pronto em 30 minutos. As enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde passaram por uma capacitação entre os dias 8 e 9 de novembro, para estarem aptas a realizar os testes rápidos e para aconselhamento pré e pós exame. 

Em todo o Estado, neste ano, mais de 4 mil unidades de saúde estão participando da campanha, que também abrange ações extramuros feitas em parceria com outras entidades, como ONGs locais, tendo em vista a disseminação de orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Em todo o Estado, 217 municípios abriram as portas de suas unidades ou realizaram ações nos fins de semana que antecedem e/ou sucedem o Dia Internacional de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro.

“O número de municípios que participarão da campanha é expressivo, se considerarmos que 347 possuem menos de 15 mil habitantes e 286 municípios cadastrados na campanha reportam possuir até três unidades de saúde na rede de serviços da Atenção Básica”, observa Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Mais de 5,1 milhões de materiais informativos e de divulgação foram distribuídos pelo Estado, como folders e cartazes sobre a importância das testagens de HIV e sífilis, instruções referentes à disponibilização e uso de preservativos, bem como sobre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Leia Também

Última oportunidade:  Prefis termina na sexta-feira, dia 22
Garça registra aumento  em índice de participação
Semana de 16 a 22 de dezembro de 1977
Policial garcense recebe Medalha Tiradentes na Câmara de São Paulo
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn