Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 02/12/2017 às 09:00

Reunião na Acig define calendário para o ano de 2018

Na manhã da última quarta-feira, 29 de novembro, uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) teve por pauta o calendário comercial para o ano que vem. Com uma participação maior que a registrada no ano passado, o número de comerciantes que compareceram ainda foi considerado pequeno diante da importância do assunto.

“Tivemos mais pessoas do que no ano passado, porém a adesão ainda é baixa comparando-se à importância do tema, que determinará a abertura do comércio em todo o ano de 2018”, falou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo. 

Segundo ele, é nesse encontro que são discutidos pontos como fechamento e abertura em datas especiais e uma participação maior evitaria desencontros, uma vez que as decisões seriam mais democráticas e atenderiam o desejo, não da maioria presente, mas da maioria dos comerciantes garcenses.

“Porém, mesmo com um número abaixo do que gostaríamos, tivemos discussões e votações entre os presentes para definir as determinadas datas”, falou Galhardo.

O feriado de carnaval em 2018 será no dia 13 de fevereiro, quando o comércio fecha suas portas. Nos dias 12 e 14 de fevereiro (segunda e Quarta-Feira de Cinzas) o comércio abrirá das 13 às 18 horas. Em março, feriado de Paixão de Cristo, no dia 30, o comércio fica fechado. Em abril, dia 1.º é Páscoa, comemorado num domingo; já o dia 21 (Tiradentes), cairá num sábado.

O mês de maio vem marcado por vários feriados, conforme salientou o presidente da Acig. No dia 1 - terça-feira (Dia do Trabalho), dia 5 – sábado (aniversário de Garça), dia 31 - quinta-feira (Corpus Christi).

Será um ano de vários feriados, porém a única novidade no calendário, é no dia 30 de junho, quando o comércio abrirá suas portas até às 16 horas, mesmo sendo o último sábado do mês, por conta do Cerejeiras Festival.

“O feriado municipal de 29 de junho, Dia de São Pedro, cai na sexta-feira, e no dia 30 o comércio não pode perder a oportunidade de receber as milhares de pessoas que vêm para Garça por conta da festa. A experiência desse ano de 2017 foi ruim, pois o comércio fechou as portas ao meio-dia e havia muita gente de outras localidades em nossa cidade. Pessoas que tinham a disposição de circular pelo centro comercial e que não puderam fazê-lo”, comentou Galhardo, salientando que é dessas experiências que as medidas vão sendo tomadas e readequadas.

Outro ponto discutido na reunião foi a Copa do Mundo. 2018 será um ano de Copa do Mundo, e quando houver jogos do Brasil, a associação vai divulgar antecipadamente os horários do comércio, mas já foi discutida no encontro a flexibilidade de horário nesses dias.

O Jantar da ACIG, um evento que já se tornou tradicional para a associação, ficou definido para o dia 21 de julho, no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes, e o Bota Fora do Comércio de Garça, outro evento que tem marcação garantida no calendário, acontecerá no dia 9 de setembro. Já o Black Friday, que segue a agenda mundial, será no dia 30 de novembro e novamente o comércio abrirá até às 22 horas.

“Neste ano abrimos até às 22 horas e os comerciantes gostaram e tiveram um resultado positivo, fizeram boas vendas. Os consumidores também aprovaram a medida e, naquilo que dá certo, não tem porque mudar. Vamos abrir até às 22 horas em 2018 no dia do Black Friday”, frisou o presidente da Acig.

No período natalino o comércio abrirá a partir do dia 7 de dezembro (mesma data deste ano) das 9 às 22 horas. No domingo, dia 23 de dezembro de 2018, o comércio garcense abrirá das 9 às 13 horas.

Outro ponto lembrado por Galhardo são as aberturas do comércio no período noturno em dias que antecedem datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças.


Leia Também

Última oportunidade:  Prefis termina na sexta-feira, dia 22
Garça registra aumento  em índice de participação
Semana de 16 a 22 de dezembro de 1977
Policial garcense recebe Medalha Tiradentes na Câmara de São Paulo
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn