Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 05/12/2017 às 09:00

Bosque Municipal: Administração fala sobre potencial turístico do local

Para muitos, um passeio no Bosque Municipal nos finais de semana é lazer garantido e, estando no bosque, o zoológico se torna um atrativo a mais. Depois de muito se polemizar sobre um possível fechamento do Bosque Municipal de Garça, a Administração do prefeito João Carlos dos Santos divulgou que o objetivo não era o fechamento, e sim transformar os locais em atrações turísticas.

No entanto, depois de muito de se discutir o assunto, não se abordou mais a questão. O Bosque de Garça tem a 15.ª reserva de Mata Atlântica do país e muitos se preocuparam com a resolução do Contur e com as possíveis adequações.

Segundo assessoria de imprensa da Administração, a intenção é fazer no local um circuito de aventura, e as mudanças objetivam melhorar a frequência da população de Garça e região.

Apesar de não se falar mais no assunto, ainda se mantém a intenção de separar o bosque do zoológico.

“Tanto o bosque quanto o zoológico são atrativos de Garça. No diagnóstico feito pela empresa que está fazendo o Plano Municipal de Turismo, ambos possuem potencial turístico. Se estiverem separados, serão duas atrações. Juntos se tornam apenas um local que se mistura. O que está se iniciando é uma discussão sobre qual caminho Garça pretende seguir. Se mantém juntos ou separados. Os dois, bosque e zoológico, podem ser melhorados, mais explorados e com mais atrativos para a população, que será beneficiada com as riquezas naturais de cada um”, relata a assessoria. 

De acordo com o informado, o Bosque Municipal em Garça já é base de Educação Ambiental, tanto que o Polo de Educação Ambiental do município funciona no local, no prédio do antigo restaurante, sendo que o Zoológico está instalado dentro do bosque.

“Existem grandes possibilidades dentro do bosque, além do conjunto de mesas, que hoje são muito utilizadas para piquenique por moradores garcenses e também turistas de cidades vizinhas. É possível criar novos atrativos, como a instalação de brinquedos no lugar do antigo parquinho, que atualmente se encontra vazio. No bosque é possível a exploração de arvorismo, tirolesa e outros. O bosque também deve ter trilhas para caminhada, para visitação educacional ou para simples contemplação da natureza, onde se pode escutar os cantos dos pássaros”, relatou.

Outra proposta divulgada é a integração do bosque ao complexo da concha acústica/Lago Artificial J.K. Williams, aumentando o conjunto.

Os projetos são muitos, e conforme colocou a assessoria, também existem propostas para recuperar áreas de leitura existentes, além de serem feitos novos espaços. 

“Foram feitas solicitações para o fornecimento de lanches no bosque, a exemplo do restaurante que outrora existiu. Tudo isso precisa ser discutido para posteriormente ser feito um projeto, que atenda aos anseios da população e que se torne ainda mais atrativo para o turismo, sendo utilizado todo o potencial do conjunto”, frisou assessoria.

O conjunto bosque e 2ª mata é considerado uma das maiores reservas urbanas de Mata Atlântica preservada do país, com uma grande variedade de espécies de plantas nativas, totalizando mais de uma centena. Além dos animais do zoológico, no bosque podem ser vistos alguns soltos por toda sua extensão, como cotias, quatis, mico leões, saguis e muitos outros, além de uma grande quantidade de pássaros.

“A preservação deste bem natural é necessária e um dever. Sobre possíveis mudanças, é preciso pensar juntos, para chegar ao que será melhor para Garça”, finaliza a assessoria.

Leia Também

Última oportunidade:  Prefis termina na sexta-feira, dia 22
Garça registra aumento  em índice de participação
Semana de 16 a 22 de dezembro de 1977
Policial garcense recebe Medalha Tiradentes na Câmara de São Paulo
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn