Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 12/01/2018 às 09:00

Calendário escolar 2018 prevê início do ano letivo em 1º de fevereiro

Fim do primeiro semestre está agendado para o dia 27 de junho; aulas regulares do segundo semestre têm começo em 1º de agosto

Uma volta rápida pela cidade, principalmente nos bairros é possível perceber a quantidade de crianças esboçando brincadeiras no meio da rua. Disputando um espaço ao sol, num período em que as chuvas não querem dar tréguas, elas tentam se divertir das mais diferentes formas. Todas só querem aproveitar o período de férias escolares. Para alívio de muitas mães, daqui a 20 dias retornam as aulas nas escolas estaduais. O calendário escolar de 2018 já está definido e as datas foram publicadas pela Secretaria da Educação de São Paulo no Diário Oficial. Portanto, o ano letivo terá início em 1º de fevereiro para todas as cerca de 5 mil unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adutos de São Paulo.

 “A gente fica meio perdido. Tenho 9 filhos com idades que variam de 2 a 14 anos e destes sete estão em idade escolar. Todos em férias e dentro de casa. Eles não podem sair na rua devido a chuva e eu acabo ficando perdida”, disse Luiza Aparecida, moradora do Bairro Labienopolis.

Mesmo com dois filhos, Elaine Silva reclama do mesmo problema. Como conter os dois meninos ( de oito e 12 anos) dentro de casa.

“Às vezes me sinto meio culpada, mas para falar a verdade não vejo a hora das aulas começarem”, fala ela.

E se para as mães a situação se complica, não é muito diferente para os pequenos estudantes em férias.

“Na escola a gente conversa, distrai. Às vezes é ruim quando a gente tem prova, não entende a matéria, mas ainda assim é melhor do que ficar em casa. Já estou embolorando”, disse Jaqueline Mattos, que está no sétimo ano.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria de Estado, o fim do primeiro semestre ficou determinado para o dia 27 de junho. Por sua vez, as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas devem encerrar a programação pedagógica, no mínimo, no dia 20 dezembro.

Matrículas e transferências

As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual, durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro basta se dirigir à unidade de ensino mais próxima e preencher o formulário. É indicada a apresentação de documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.

Leia Também

Homem morre ao ter carro atingido por motorista que tentou desviar de buraco em rodovia em  Alvinlândia
Adolescente é apreendido com drogas no Takeo Toyota em Garça
Coluna Carros e Carros
PEDESTRIANISMO  Na primeira prova do ano, garcenses conquistam bons resultados em Ourinhos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn