Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 08/02/2018 às 09:00

Acontece hoje abertura oficial da Exposição “Grafite - Intervenção no Espaço Urbano”

Hoje, dia 8, às 19h30, acontece oficialmente a abertura da exposição “Grafite – Intervenção no Espaço Urbano” na Galeria Municipal Edith Nogueira Santos. A exposição do artista Rafael Nunes Duarte faz parte do “Projeto Na Lata” da Secretaria Municipal de Cultura de Garça (Secult) e teve início na última terça-feira, dia 6.

“Hoje, durante a abertura oficial o artista Rafael Duarte estará presente e passará algumas técnicas do grafite para os presentes”, falou representante da Secult, informando ainda que grupos de dança hip hop também se apresentarão.

Rafael Duarte trabalha há anos com o grafite e outras técnicas e mostrará suas obras abrindo portas para que ultrapasse as fronteiras de Garça e da região para que o artista possa conquistar novos espaços.

“Toda a comunidade envolvida com a cultura hip hop, cultura urbana, está convidada a participar desta exposição. Além da arte visual há grupos de dança e grandes poetas dentro desta área, e é importante revelá-los”, coloca a Secult.

Segundo o divulgado, o “Projeto Na Lata”  objetiva  abrir uma caixa de diálogos entre público e artistas com relação a linguagens artísticas contemporâneas, como o grafite. 

“Esta arte já gerou muita polêmica, mas se trata de uma grande manifestação artística e é importante que tenhamos conhecimento de sua historicidade, das técnicas e dos nomes que a representam em todo o cenário nacional e mundial. O grafite é uma técnica em expansão e estabelece um contato direto com os centros urbanos, com as cidades, em geral, proporcionando leituras”, salienta a Secult.

O “Projeto Na Lata” abre a sua trajetória com exposição Grafite - Intervenção no Espaço Urbano, que vai até o dia 7 de março, das 9 às 11 h e das 13 às 17 horas. Entre os dias 26 de fevereiro e três de março o artista Rafael Duarte fará uma oficina para os interessados na arte do grafite. Segundo a Secult, uma grande exposição que será idealizada de forma itinerante para que a secretaria leve às praças públicas, às escolas e as pessoas possam se envolver e tenham conhecimento desta técnica, do trabalho e da arte da cultura hip hop e do grafite.

Vale lembrar que a galeria está localizada na Rua Minas Gerais, 180, antigo prédio do SAAE.

Cadastramento dos artistas locais e produtores para discutir juntos à política cultural local.

Entre na página da Secult, cadastre-se no link e faça parte.

 

Rafael Nunes Duarte

O artista Rafael Nunes Duarte é garcense e nasceu em 15de junho de 1991. Com descendência indígena ele diz que é grafiteiro e artista urbano há cinco anos. 

“Comecei agir na área do Street Art através de um amigo(Rodrigo de Oliveira). Na época em que começamos, no final de 2013, não tínhamos muito com quem aprender, então assistíamos vídeos de outros artistas de rua e saíamos para pintar”, relata ele em sua biografia.

Hoje, depois de 5 anos de trajetória e aprendizado, Rafael afirma que pode se identificar no meio do Graffiti Street Art.

“Hoje sou conhecido como ‘RAKO91’. Cada artista grafiteiro (‘Writer’), pessoas que fazem Street Art têm sua identidade”, explicou ele.

O garcense diz que tem por inspiração para o seu trabalho artistas como Case Maclaim, Marin Ron Onur, Aryz, Sipros, Smug, entre outros. 

Leia Também

IPTU 2018: Prefeitura simplifica a impressão dos boletos, criando atalho na internet
Vereador questiona aparelho de RX quebrado há seis meses
FUTEBOL RURAL - Dinamérica quebra a invencibilidade da Figueirinha
Sessão na Câmara lança hoje Campanha da Fraternidade 2018
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn