Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 22/07/2017 às 09:00

O CAMPEONATO AMADOR DE GARÇA SEMPRE FOI FORTE E COMPETITIVO

O campeonato amador corria o risco de não acontecer neste ano. Por pouco não foi realizado. Mas graças ao empenho da SEJEL, através do secretário José Luiz Fernandes Teck e de alguns abnegados dirigentes, tudo ficou acertado e 8 times estão participando do campeonato.  Hoje em dia não está nada fácil colocar uma equipe em campo; quem dira participar de uma competição ao longo de uns seis meses. Como bem disse o dirigente Álvaro Santana, do Palmeiras, com quem conversamos recentemente das dificuldades encontradas: “A principal é o lado financeiro, mas até mesmo jogador é difícil de encontrar. A grande maioria prefere o futebol suíço e uma outra parte não demonstra mais aquele interesse como os jogadores de antigamente, em correr atrás da bola”. O dirigente que acompanha o futebol há muito tempo, inclusive comanda o Palmeiras no certame municipal do suíço master, acrescenta: “Lembro que o campeonato amador do passado tinha mais de 20 times, e só com jogador da cidade. Havia grandes e fortes clubes, como por exemplo, o Frigus, Serenata, Ipiranga, Flamengo, Casa Ipiranga, Fazenda São Francisco, e tantos outros, que quando jogavam, o campo enchia de torcedores, principalmente o ‘Platzeck’, que hoje, infelizmente está interditado, nem jogos do amador pode ter.  Atualmente se não vier equipes de Vera Cruz, Alvinlândia e de Jafa, não tem campeonato. Sinal da mudança dos tempos e da modernidade, que leva o jovem a ter outras diversões, deixando o futebol para um segundo plano”. E finaliza: “A saída é investir em campeonatos de base, infantil, juvenil, para atrair a garotada, e quem sabe num futuro, o amador volte a ser forte e competitivo”.

Alheios a estes problemas e às dificuldades relatadas pelo palmeirense Álvaro Santana, assistimos no último domingo algumas partidas, e vimos a alguns bons jogadores em ação. Para variar uma “confusãozinha” no jogo São Lucas x Santa Terezinha, que não chegou ao final, devido ao tumulto generalizado, e o juizão encerrou o jogo antes do tempo regulamentar. Coisas da paixão pelo futebol. Nos demais confrontos: Ótica Exata 2 x 1 Zidane, Federal/Vera Cruz 4 x 1 Palmeiras, Os Kome Keto 1 x 1 Araceli. Só lembrando que neste final de semana não tem rodada, devido à participação de Garça nos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz

E falando em futebol amador, a coluna recorda o bom time da Casa José Oliveira, que disputou vários amistosos no ano de 1975, alguns no futebol suíço. A equipe era comandada pelo Maurinho, que também trabalhava no estabelecimento comercial. Em pé, da esquerda para direita: Gastão, Edson, ormão do Edson, Fernando Tucillo e Mario Sambinha. Agachados: Tião, Maurinho, Pelezinho e Esquerdinha. Deste time destacamos dois jogadores. Quem não se lembra do Mário Sambinha, atualmente morando em São Paulo? Ele é irmão do beque José “Sambinha” Cândido, que jogou no Fluminense e no Ipiranga, em nossa várzea nos anos 70. Ambos estiveram no 1º encontro dos Torcedores de Garça (foto), onde reencontraram muitos amigos. O Mário Sambinha é fanático torcedor do Santos, mas gosta mesmo de passear em Garça, e assistir aos jogos do suíço ou do amador. Da sua época, os melhores que viu jogar eram o Bégo Casola, Esquerdinha, Fernando Tocilo e o mano Sambinha.

Já o atacante José Antônio de Castro, o Esquerdinha está morando em Botucatu, e batendo um bolão. Na semana passada foi vice-campeão no 30º campeonato de futebol suíço, da A.A. Botucatuense (faixa etária dos 54 anos), que contou com 10 times. Aqui em Garça, o Esquerdinha jogou no América da Vila Williams, ao lado do Pratinha Manflin e do Cantoneira. No ano de 1977 foi trabalhar em São Paulo, e a partir de 1981 mudou-se para Botucatu, onde vem fazendo história, e é conhecido por Castrinho. Corintiano convicto, é amigo pessoal do Clayson (foto), novo reforço do Timão, contratado junto à Ponte Preta, com que tem amizade desde os tempos que ele jogava futsal na A. A. Botucatuense.


Leia Também

Semana de 22 a 28 de julho de 1977
Governo dobra tributo e preço da gasolina aumenta em R$ 0,20 em Garça
São Cristóvão: carreata acontece na próxima terça-feira
A Casa Abrigo “Sollar” ganha doação de TV do Lions Club de Garça
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn