Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 04/11/2017 às 09:00

Semana de 4 a 10 de novembro de 1977

Iniciamos agora o nosso mergulho semanal no Túnel do Tempo, relembrando os principais acontecimentos ocorridos em nossa cidade, na semana de 4 a 10 de novembro de 1977, há 40 anos, graças a pesquisas efetuadas nos arquivos de “Comarca de Garça”.

Cidade passava a contar, a partir de 5 de novembro, com mais um estabelecimento de autos-serviço, com a inauguração do Supermercado Estrela, à Rua Cel. Joaquim Piza, 523. O empresário Paulo Aguiar, que há muitos anos mantinha a tradicional Padaria Estrela, acompanhado da esposa Ana Rodella Aguiar, cortaram a fita simbólica, enquanto padre Arlindo Thomaz abençoava as instalações.

No mês de outubro, os hospitais da cidade registravam o nascimento de 141 crianças, sendo 78 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Enquanto isso, o Cartório de Registro Civil expedia 20 atestados de óbitos e realizava 20 casamentos em outubro.

A concorrência pública aberta pelo Departamento de Estadas de Rodagem para os trabalhos de implantação e pavimentação do acesso de Álvaro de Carvalho e Júlio Mesquita, venceria no dia 18 de novembro. Como a ligação entre Lupércio e Alvinlândia já estava com suas obras em andamento, Garça aos poucos ficava isolada dentro de sua própria Comarca.

A solução definitiva para colocar um paradeiro nos acidentes que ocorriam no trecho da SP-294, que corta o perímetro urbano do distrito de Jafa, é a mudança do traçado, com a estrada passando detrás da Igreja, na zona rural do Município. Essa era a conclusão a que chegava o engenheiro Arthur Luciano de Oliveira, diretor regional do DER, em audiência com o prefeito Francisco de Assis Bosquê, que solicitava medidas urgentes para colocar um ponto final nos vários acidentes ocorridos ultimamente em Jafa. Arthur Luciano concordava que alguma medida precisava ser tomada, mas o grande problema no momento, era a falta de verba no final de exercício. Quanto à colocação de obstáculos na pista, entendia ser medidas paliativas, que não resolveriam definitivamente o problema do excesso de velocidade com que os veículos cruzavam o distrito de Jafa. A única medida possível ainda em 1977, seria a intensificação da fiscalização com a instalação de uma guarita da Polícia Rodoviária nas proximidades de Jafa.

Garça, a partir de 8 de novembro de 1977, teria um posto de lacração e emplacamento de veículos junto à 48ª Ciretran. A nova repartição ficaria sob a responsabilidade da empresa Sylvio Sciumbata & Filhos, concessionária junto ao Detran do fornecimento de placas e plaquetas destinadas aos veículos motorizados.

Jogando de uma maneira consistente e bem armado no meio campo, o Garça Futebol Clube derrotava a equipe do Jaboticabal, pela contagem mínima, na tarde de 6 de novembro. O jogo foi disputado em Jaboticabal e o único tento da partida foi assinalado por Osmar, cobrando falta. Com essa vitória o Garça ficava livre do rebaixamento da 1ª para a 2ª divisão. Jogou o Garça com Valter, Túlio, Cláudio Belon, Pedroso e Tonho; Ari e Wilson; Haru, Gino, Cláudio Donizeti e Osmar.

O técnico Juvenal Hilário do Nascimento convocava 21 jogadores para integrar a seleção amadora, para um jogo amistoso contra o Garça Futebol Clube no dia 15 de dezembro, no encerramento da temporada futebolística de 1977, em Garça. Juvenal chamou os seguintes jogadores: Gustão e Leivinha (goleiros); Polaco, Ricardinho e Joatan (laterais); Robson, Iza e Du (zagueiros). Alfredo, Ditinho Marcola, Vasco e Toninho (volantes); Gaúcho e Miau (ponteiros direito); Paulinho e Spigolon (meias direitas); Tiarin e Luiz Carlos (atacantes); Tuquinha e Chiquinho Ramalho (pontas esquerdos).

Dois diretores da Volkswagen do Brasil estavam sendo esperados na cidade, para uma visita à revendedora local da marca, a Teuto Brasileira de Automóveis S/A. A visita dos diretores da área de comercialização da empresa, era no sentido de manter contato direito com os revendedores, com relação ao próximo lançamento da Volks, utilitário Variant II, que viria com uma série de melhoramentos, no dia 21 de novembro. O novo veículo, totalmente remodelado, estaria à disposição do público nas revendas Volkswagen.

Em resposta a requerimento do vereador João Truzzi, o prefeito Francisco de Assis Bosquê confirmava os seus planos de construir um estádio dedicado exclusivamente ao futebol varzeano, na Vila Rebelo, em terreno a ser doado pelo empresário Takeo Toyota. A construção teria início tão logo a Prefeitura contasse com a liberação da área e também com o trator de esteiras que estava operando nas obras do lago.

A Agência da Receita Federal em Garça, realizava na manhã de 10 de novembro, no Grêmio Teatral Leopoldo Froes, a solenidade de premiação dos trabalhos classificados na Campanha Contribuinte do Futuro–77. Tratava-se de uma campanha de esclarecimento principalmente sobre o Imposto de Renda, que estava sendo lançado pelo Governo Federal. O concurso da Receita Federal era voltado para os escolares, pois o objetivo era conscientizar os futuros cidadãos a recolher o tributo, necessário para o desenvolvimento da Nação.

Os alunos premiados em 1977 foram: 1º lugar – Sibeli Cristina Bellei Pedral, da 4ª série da Escola Nely Carbonieri; 2º lugar – Jair Donizeti Ferraz, da 5ª série da Escola de Vila Araceli; 3º lugar – Luiz Delfino Leite, da 5ª série da Escola Coronel Galdino Ribeiro, de Gália; 4º lugar – Rosana Lúcia Brandão, da 5ª série da Escola Professora Lydia Yvone Gomes Marques; 5º lugar – Inês da Silva Aranha, da 5ª série da Escola Professora Norma Mônico Truzzi; 6º lugar – Cristiane do Carmo, da 5ª série da Escola Professora Maria do Carmo Pompeu Castro; 7º lugar – Izauro Nunes, da 5ª série da Escola Professor João Crisóstomo; 8º lugar – Paulo Sita Caetano, do Centro Educacional do Sesi e 9º lugar – Alexandre Foloni Gamba, aluno da Escola Santo Antônio.

O Grêmio Teatral Leopoldo Froes iniciava contatos com empresário visando à apresentação da peça “Bonifácio Bilhões” em nossa cidade. Mas os entendimentos não deram resultados, porque um dos integrantes do elenco, o grande artista da TV, Lima Duarte, não conseguiu licença junto à Rede Globo para ausentar-se por três dias, das gravações da novela da qual participava naquele momento. A peça “Bonifácio Bilhões” contava ainda com a participação de outro ator da Rede Globo, o saudoso Armando Bogus, que acabava de estrelar a novela “Gabriela”, fazendo o papel do turco Nassib.


Leia Também

Amanhã é o Dia Nacional do Doador de Sangue
Sanitários são instalados no parquinho do lago
FUTSAL Categorias de base decidem em casa as semifinais da Liga Regional de Assis
Bombeiros lançam Campanha de Natal para arrecadação de brinquedos
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn