Garça,
Central do Assinante
Jornal Comarca de Garça

Postado em 22/07/2017 às 09:00

Semana de 22 a 28 de julho de 1977

Iniciamos agora o nosso mergulho semanal no Túnel do Tempo, relembrando os principais acontecimentos ocorridos em nossa cidade, na semana de 22 a 28 de julho de 1977, há 40 anos, graças a pesquisas efetuadas nos arquivos de ‘Comarca de Garça’.

Chegava ao seu final, na noite de 18 de julho, o 1º Torneio de Truco que a Comissão Central de Esportes promoveu para apontar as duas duplas que representariam a cidade no torneio estadual que seria realizado nos dias 3 e 4 de setembro no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na fase semifinal, os resultados foram os seguintes: Arnaldo Luchiari e Jairo Pires 2 x Adauto José de Paula e Orlando Zago 0; Arnaldo Degani e Osvaldo Delfino 2 x Pedro Alves Neto e Antônio Rocha 0. Na fase final Arnaldo Luchiari e Jairo Pires perderam para Arnaldo Degani e Osvaldo Delfino por 2 a 1. Na disputa pelos 3º e 4º lugares, Pedro Alves Neto e Antônio Rocha venceram Adauto José de Paula e Orlando Zago por 2 a 0. A classificação final apontou: 1º - Arnaldo Degani e Osvaldo Delfino; 2º - Arnaldo Luchiari e Jairo Pires; 3º Pedro Alves Neto e Antônio Rocha; 4º Adauto José de Paula e Orlando Zago.

A Comissão Nacional da Maratona Municipalista, concurso instituído pela Comissão de Moral e Civismo do Ministério da Educação, divulgava os resultados do concurso em âmbito estadual. A estudante garcense Nair Kawashima, da Escola Estadual de 1º Grau Norma Mônico Truzzi, de Jafa, classificava-se em primeiro lugar na parte de esquema geral para os alunos do primeiro grau. Era a quinta etapa do concurso que Nair participava, sempre vencendo com destaque.

O jovem engenheiro garcense Walter de Oliveira, recebeu convite para trabalhar na Costa do Marfim. Walter acabara de especializar-se na área de barragens e após alguns trabalhos no Vale do Paraíba, ganhou grande expressão nos meios da engenharia civil, motivando o convite para trabalhar no continente africano.

Pelas manifestações populares e de entidades de classe recebidos no decorrer na semana, o prefeito Francisco de Assis Bosquê chegava à conclusão de que o seu veto ao projeto de lei instituindo a Semana Inglesa no município, foi bem recebido pela população. Acreditava o chefe do Executivo que o veto deveria ser mantido pela Câmara.

Com uma atuação desastrada, o Garça Futebol Clube sofria a sua maior derrota do ano, ao ser goleado por 7 a 1 pelo Linense. O jogo válido pela primeira rodada do returno do campeonato da primeira divisão, foi realizado no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, no dia 24 de julho. Perdeu o Garça com Jair Proença, Túlio, Nelson (Ari Lima), Pedroso e Tonho; Wilson e Cláudio Donizetti; Davi, Cláudio Belon, Aurélio (Cacau) e Osmar. O único tento garcense foi assinalado por Aurélio.

E o Ipiranga, também no domingo, 24 de julho, perdia sua invencibilidade de seis meses, ao ser derrotado pela Casa Ipiranga por 2 a 0. Shiró e Tiarin (contra) fizeram os gols.

Atingiu a 222 o número de participantes do 3º AIMPA – Acampamento Intermunicipal de Patrulhas realizado de 21 a 24 de julho pelo Grupo Escoteiro Santo Antônio no Bosque Municipal. Desse total, 159 foram escoteiros seniors e 36 chefes. Além dos escoteiros garcenses, participaram ainda mais nove grupos, sendo cinco de São Paulo (9 de Julho, Guaira, Parecis, Oganji e Ventos do Sul), um de Osasco (Amazônia), um de São Caetano (João Ramalho), um de São Vicente (Escoteiro do Ar) e um de Bauru (Tiradentes).

Embora poucos garcenses tivessem conhecimento, na cidade já existia mais de 100 praticantes de tiro ao prato e por este motivo, o prefeito Francisco de Assis Bosquê resolvia colaborar na construção de um clube de tiro ao alvo. O local em cogitação era onde se depositava o lixo urbano, às margens da estrada municipal que se destinava à Fazenda Cachoeira, com 21.200 metros quadrados. Numa segunda etapa, o prefeito pretendia transformar o clube de tiro em clube de campo, com pista de aeromodelismo, campo de futebol e outras áreas de lazer. A iniciativa ganhava maior ênfase após o garcense Arthur José Hoffig Júnior ter obtido, em Rio Claro, a primeira colocação no Campeonato Nacional de Tiro do Prato. Entre 150 concorrentes, Arthur conseguiu a marca de 142 tiros positivos em 150 possíveis. Ganhou direito de representar o Brasil no campeonato que seria realizado nos Estados Unidos, em agosto de 1977, juntamente com 10 outros atiradores brasileiros.

Para evitar problemas ocorridos em passado não muito distante, a administração do Cemitério Santa Faustina somente permitiria a aquisição de terrenos para pessoas que se comprometessem a efetuar a construção do jazigo imediatamente. Anteriormente, ocorreram a venda de diversos terrenos localizados na parte mais antiga do cemitério e também a mais disputada e que estavam sem qualquer destinação. As pessoas compravam os terrenos apenas para reservarem espaços em locais privilegiados.

Leia Também

O CAMPEONATO AMADOR DE GARÇA SEMPRE FOI FORTE E COMPETITIVO
Governo dobra tributo e preço da gasolina aumenta em R$ 0,20 em Garça
São Cristóvão: carreata acontece na próxima terça-feira
A Casa Abrigo “Sollar” ganha doação de TV do Lions Club de Garça
Home Geral - Policial - Região - Garça - Esportes - Editorial - Variedades - Social
Home - Contato
Jornal Comarca de Garça
Praça Pedro de Toledo, 235, Garça - SP
Fone/Fax (14) 3471-0782
Quem Somos | Edição Impressa | Assine | Contato
Desenvolvido por StrikeOn